Em 1852, fui promovido a primeiro-tenente. Em 24 de dezembro de 1856, recebi a patente de Capitão. Em dezembro de 1864, participeu do cerco à Montevidéu, durante a intervenção militar brasileira contra o governo de Atanasio Aguirre no Uruguai. Pouco depois, o Uruguai, sob novo governo, mais o Brasil e a Argentina formariam a Tríplice Aliança, contra a ofensiva do ditador paraguaio Francisco Solano López.
Em março de 1865, fui com o Exército brasileiro para o Paraguai, que havia invadido a província de Mato Grosso. Comandei o segundo Batalhão de Voluntários da Pátria. Meu desempenho no combate me garantiu menção especial na ordem do dia 25 de agosto de 1865. No ano seguinte, recebi comenda no grau de Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro e, em 22 de agosto, a patente de Major.
Em 18 de janeiro de 1868 fui promovido a tenente-coronel, por atos de bravura. Também por atos de bravura, recebi a patente de Coronel, em 11 de dezembro do mesmo ano. Pelo decreto de 14 de outubro de 1874, fui promovido a brigadeiro, patente equivalente ao atual general-de-brigada. Em 1885, tornou-me pela segunda vez comandante d'armas da Provincia do Rio Grande do Sul, cargo exercido juntamente com o de vice-presidente da província. Tornar-se-ia, depois, presidente interino dessa mesma província. Em 30 de agosto de 1887, recebi a patente de marechal-de-campo.
Pelo meu envolvimento na "Questão Militar" – confronto das classes armadas com o governo civil do Império – fui chamado de volta ao Rio de Janeiro. Na verdade, eu havia permitido que a oficialidade da guarnição de Porto Alegre se manifestasse politicamente, o que era proibido pelo governo imperial. Chegando ao Rio, fui festivamente recebido por meus colegas e pelos alunos da Escola Militar. Fui, então, eleito primeiro presidente do Clube Militar, entidade que ajudara a constituir.
Em 1888 fui nomeado para o comando militar do Mato Grosso. Permaneci no posto somente até meados de 1889, quando voltei para o Rio de Janeiro.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário